O escritório neerlandês Mecanoo, em colaboração com Meng Architects e Lola Landscape, foi selecionado como o vencedor do concurso internacional de design para o projeto do Shenzhen Guangming Scientist Valley. O objetivo do projeto é criar uma instalação para pesquisa e inovação que também seja interessante para um público mais amplo, ao mesmo tempo em que esteja integrada e coexista com o ambiente natural circundante. O projeto inclui uma área de aproximadamente 1,2 quilômetro quadrado localizada em um local estratégico para atender à comunidade científica de Guangdong, Hong Kong e Macau.
O Vale do Cientista de Shenzhen Guangming estará situado entre o Reservatório Lian Tang, o Reservatório da Vila Lou e o espaço do vale entre eles. Cercado por montanhas, florestas e corpos de água, o local oferece uma vantagem ecológica para o centro de inovação, e o concurso já havia destacado o potencial da área por meio do conceito de "Floresta Científica", incentivando as equipes a considerarem todos os elementos da natureza como parte do empreendimento.
A proposta vencedora propõe a ideia de "Vale da Coexistência", cujo princípio orientador é o de "restauração temporal e construção seletiva", compreendendo os efeitos duradouros da intervenção em seu entorno. O plano incorpora um programa público diversificado com três componentes independentes: um circuito público, um centro de pesquisa e um cinturão natural. O objetivo é promover a colaboração entre cientistas e o público em geral, ao mesmo tempo em que visa uma coexistência equilibrada no vale.
A localização do empreendimento também é significativa do ponto de vista das colaborações internacionais, pois o Shenzhen Guangming Scientist Valley visa se tornar um centro de inovação em ciência e tecnologia reconhecido internacionalmente, atraindo profissionais de Guangdong, Hong Kong e Macau, entre outras regiões.
Recentemente, Lola Landscape também colaborou com a MVRDV para o projeto do Campus de Inteligência Artificial do Parque de Inovação em Heilbronn, Alemanha, um empreendimento que visa se tornar líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de IA. Paralelamente, a Mecanoo divulgou o projeto do Distrito de Design Amstel, um empreendimento de uso misto que inclui moradias e instalações coletivas em Amsterdã. O escritório também divulgou planos para requalificar o Teatro Doris Duke no Havaí, em colaboração com o escritório americano Marvel, após a edificação ter sido severamente danificada por um incêndio em 2020.